«FALAR TELEVISÃO» PROSSEGUE COM SERGE TISSERON

O psicanalista e psiquiatra francês Serge Tisseron, autor de «Psychanalyse de la Bande Dessinée», estará no dia 22 de Maio na quinta conferência do ciclo «Falar Televisão», no Institut Franco-Portugais, em Lisboa. «A apropriação das imagens: dos traumatismos ao prazer» é o tema da intervenção do investigador francês, cuja obra incide sobre a imagem.

Questionar as relações que estabelecemos com as várias formas de imagem, nomeadamente os efeitos da violência, seja através do cinema, da televisão, da banda desenhada ou da fotografia, é a temática que orienta os mais recentes trabalhos publicados por Serge Tisseron, como «Psychanalyse de l’Image» (1995).

É em torno deste relacionamento que se centrará a intervenção de Serge Tisseron quarta-feira, 22 de Maio, às 18 horas, no Institut Franco-Portugais. Participarão, como comentadores, Maria Barroso, da Fundação Pro-Dignitate, e José Gameiro, do Instituto de Terapia Familiar.

A sessão será moderada por José Carlos Abrantes, comissário do ciclo «Falar Televisão», uma iniciativa do Centro de Investigação Media e Jornalismo, apoiada pela Embaixada de França, Institut Franco-Portugais e Instituto de Comunicação Social, que decorre desde Fevereiro.

O ciclo «Falar Televisão» prosseguirá a 11 e a 26 de Junho, no Institut Franco-Portugais, com convidados a designar. A 1 de Julho, o ciclo encerrará com a presença de Daniel Schneidermann, numa sessão intitulada «A televisão vista pela televisão» e onde se falará do célebre programa francês «Arrêt sur l’Image».

Partilhe