Fabricante de iPods na China processa dois jornalistas

A Hongfujin Precision Industry decidiu processar por difamação o repórter Wang You e o editor Weng Bao, ambos do jornal chinês “Diyi Caijing Ribao”, na sequência de artigos sobre as condições de trabalho na sua fábrica em Shenzhen.

Perante a acção judicial desta empresa que fabrica iPods para a Apple, um tribunal de Shenzhen congelou os bens pessoais dos jornalistas, incluindo imóveis, carros e contas bancárias, dado que o valor de indemnização pedido pela empresa é de 30 milhões de yuan (cerca de 3 milhões de euros).

Esta decisão foi já contestada pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) e por diversos juristas e jornalistas chineses, que consideram que o tribunal não deveria ter congelado os bens dos jornalistas sem qualquer audiência prévia.

O CPJ lamenta também que os processos de difamação se estejam a tornar numa forma cada vez mais comum de prejudicar o jornalismo de investigação na China, “país onde os tribunais não parecem ser independentes no que toca a casos que envolvam os média”.

Dada a ligação da fábrica à Apple, a empresa norte-americana realizou uma auditoria em Agosto e descobriu a existência de violações ao Código de Conduta de Fornecedor por parte da fábrica, que é totalmente detida pela Foxconn, uma companhia de Taiwan.

Segundo o porta-voz da Apple, Steve Dowling, o gigante informático está a trabalhar nos bastidores para ajudar à resolução do caso.

Partilhe