“Expresso” eleito semanário europeu com melhor design em 2006

O semanário “Expresso” venceu a oitava edição dos European Newspapers Design Awards na categoria de semanários, suplantando títulos como o alemão “Die Zeit”, o britânico “The Independent” ou o francês “Le Figaro”, num certame onde participaram um total de 287 títulos de 26 países.

Além do “Expresso”, o evento anual – organizado pelas publicações “Medium Magazin” (Alemanha), “Der Österreichische Journalist” (Áustria) e “Schweizer Journalist” (Suiça), em parceria com o designer alemão Norbert Küpper -, distinguiu o diário belga “De Morgen”, o jornal regional norueguês “Bergens Tidende” e a publicação local finlandesa “Hufvudstadbsladet”, dando ainda uma menção honrosa ao desportivo espanhol “Superdeporte”.

O projecto gráfico do “Expresso” que foi premiado saiu para as bancas em Setembro e foi concebido pela empresa de consultoria espanhola Innovation, num processo liderado por Javier Errea, Carlos Soria, Marta Botero e Eduardo Tessler.

O júri do prémio foi composto pelos alemães Joachim Blum (consultor de média) e Annette Milz (“Medium Magazin”), o holandês Theo Dersjant (Fontys School of Journalism), a helvética Sylvia Egli von Matt (MAZ – Swiss Journalist School), a sueca Anna Sundkvist (“Östersunds Posten”), o espanhol Javier Errea (Universidade de Pamplona), o belga Martin Huisman (“De Morgen”) e o norueguês Walter Jensen (“Bergens Tidende”), sendo que os elementos do júri não podiam julgar o próprio título.

Foram ainda atribuídos prémios de excelência a 91 publicações de 18 países, entre as quais o “Diário de Notícias da Madeira”, o “Diário de Notícias” e o “Expresso”. A entrega dos prémios terá lugar entre Abril e Maio de 2007 durante o Congresso Europeu de Jornais, em Viena.

Partilhe