Ex-director do “Notícias de Leiria” julgado por difamação

António José Laranjeira, antigo director do semanário regional “Notícias de Leiria”, está a ser julgado por, alegadamente, ter violado o segredo de justiça e difamado um médico acusado de abuso sexual a uma paciente.

O caso remonta a Fevereiro de 2000, quando o jornal noticiou que o médico Ferreira Júnior teria abusado sexualmente de uma paciente de 44 anos em Outubro de 1998 e que o processo havia sido arquivado pelo Ministério Público, estando então o advogado da vítima a solicitar a reabertura de um processo de instrução.

Quando o semanário difundiu a notícia, o caso permanecia em segredo de justiça, pois o prazo para a contestação e pedido de abertura de instrução estava a decorrer, mas António José Laranjeira garantiu que esse problema nunca lhe foi colocado e que um magistrado que falou ao jornal também não referiu a existência de qualquer crime.

Na sessão do julgamento de dia 21, o jornalista sublinhou ter cumprido todos os procedimentos deontológicos no tratamento da notícia, recusando revelar a identidade de quem lhe facultou o acesso ao processo, dado o seu dever de proteger as fontes.

Partilhe