Estudo espanhol diz que o jornalismo do futuro é digital

O jornalismo impresso e o digital “podem e devem coexistir, embora o futuro passe pelo digital”, conclui um estudo publicado no terceiro número dos “Cuadernos de la Sociedad de la Información”, da Fundación Auna, dedicado ao impacto da Internet na imprensa.

O documento, elaborado por José Manuel Cerezo e Juan Manuel Zafra, analisa o impacto da Internet na imprensa escrita e as alterações no tratamento da informação e no trabalho dos jornalistas.

São ainda abordadas a incidência que o surgimento dos novos meios digitais teve sobre a imprensa tradicional, enquanto alternativa informativa e rival no sector da publicidade, e a forma como o papel mediador do jornalista entre a informação e o leitor está a perder relevância.

De acordo com este estudo, a Internet alterou, sobretudo, três aspectos da profissão jornalística: o controlo das fontes e da veracidade da informação, a capacidade de influência da imprensa e a menor diferenciação entre os títulos.

O documento destaca ainda a imediatez e facilidade de acesso a estes novos canais de comunicação e a influência dos órgãos alternativos e dos blogs.

Igualmente abordado é o nascimento do “jornalista multimédia”, modelo que pode vir a ser utilizado para justificar a diminuição de postos de trabalho e que aumenta a necessidade de aplicar estritamente os códigos deontológicos, “para não se cair na publicação de informações de procedência duvidosa”.

Partilhe