Estatuto do Jornalista Profissional de novo “chumbado” em Espanha

O parlamento espanhol recusou, pela segunda vez, agora com os votos contra do PP e a abstenção da CiU, uma proposta de criação de um Estatuto do Jornalista Profissional apresentada pela Izquierda Unida (IU).

Relembrando que Espanha é o único país europeu em que este assunto não está legislado, os deputados da oposição acusaram o PP de impedir este desenvolvimento por ter “medo da imprensa e de um jornalismo livre”.

A IU acusou ainda o PP de pretender um modelo de comunicação “berlusconiano” e argumentou que a não regulação do segredo profissional e a inexistência de conselhos de redacção põem em causa a independência dos jornalistas, que são deixados à mercê da lei da selva comunicativa.

O PP respondeu que a visão da IU é pessimista, que não confia nas pessoas, na sociedade e nos profissionais e considerou que o modelo proposto é antigo e “traria mais problemas do que aqueles que iria resolver”.

A CiU justificou a sua abstenção com a necessidade de encontrar uma solução consensual para os jornalistas freelance, que envolva também os empresários, algo que em seu entender faltava ao projecto da IU.

Partilhe