Estágio de sobrevivência para jornalistas

Um estágio em técnicas de segurança e sobrevivência para repórteres em situações de guerra ou de conflito violento realiza-se de 24 a 28 de Junho, no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego. As inscrições, em número limitado, estão abertas, até dia 15 de Junho, no Sindicato dos Jornalistas.

Doze jornalistas, de ambos os sexos, têm possibilidade de frequentar um estágio destinado a prepará-los para enfrentarem com segurança situações de risco em cenários de guerra ou de conflito violento.

O estágio decorrerá no Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego, de 24 a 28 de Junho, organizado pelo Exército e na sequência de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Sindicato dos Jornalistas e o Instituto da Defesa Nacional.

O Exército garante transporte de Lisboa e do Porto para Lamego, e respectivos retornos, mais alojamento e alimentação. Os interessados terão de apresentar um atestado médico de robustez física e psíquica e assinar um termo de responsabilidade que isente as entidades organizadoras de responsabilidades por eventuais acidentes.

O estágio abrange quatro áreas – técnicas de orientação, socorrismo, procedimentos de sobrevivência e comunicações – e visa dotar os repórteres de conhecimentos e competências que lhes permitam enfrentar situações inesperadas e de elevado risco, que frequentemente ocorrem em teatros de guerra ou de conflito violento.

As inscrições decorrem até dia 15 de Junho, no Sindicato dos Jornalistas.

Partilhe