Estação de rádio suspende emissões na RD Congo

A Radiotélévision La Colombe (RTC), da localidade rural de Rutshuru, no leste da República Democrática do Congo, suspendeu as emissões a 29 de Janeiro, depois de na noite de 24 de Janeiro ter sido invadida por soldados não identificados que levaram um computador, dois telemóveis e quatro gravadores.

Pouco depois deste assalto à rádio, os soldados entraram numa casa de hóspedes da emissora e roubaram material de cozinha e as bagagens de quatro jornalistas que lá se encontravam, os quais se viram forçados a fugir e buscar refúgio na igreja local, com medo da acção dos militares.

A decisão de suspensão da estação foi tomada pelo director Delphin Yenga Yenga e seguiu-se a outros incidentes que indiciam insegurança na região, como os confrontos armados de 20 de Janeiro entre tropas governamentais e tropas dissidentes que apoiam o general Laurent Nkunda.

A RTC é propriedade do governador da província do Kivu do Norte, Serufuli Ngayabaseka, e é a única estação de rádio que emite a partir de Rutshuru, apresentando entre os seus conteúdos material originário da estação regional de Goma e da Radio France Internationale (RFI).

Partilhe