Escolhidos os candidatos aos prémios Lorenzo Natali

A lista dos 16 jornalistas cujos trabalhos foram escolhidos para a derradeira fase de selecção dos prémios Lorenzio Natali, que distinguem as melhores reportagens do ano nas áreas dos direitos humanos, da democracia e do desenvolvimento, foi divulgada em 18 de Outubro pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Os prémios Lorenzo Natali, no valor de dez mil euros cada, serão entregues a 15 de Novembro, em Bruxelas, no decorrer de uma cerimónia que terá lugar no International Press Centre Residence Palace.

O júri, composto por nove jornalistas de todo o mundo, elaborou uma lista restrita de três reportagens da qual sairá o vencedor de cada uma das cinco regiões geográficas abrangidas e que são a África, o Médio Oriente, a América Latina (na qual estão pré-seleccionadas quatro candidaturas), a Europa e a Ásia/Pacífico.

O número de trabalhos enviados por jornalistas de 80 países ultrapassou os recordes das edições anteriores do prémio, demonstrando o vigor do jornalismo de qualidade que se faz em todo o globo.

“Este prémio é uma grande oportunidade para prestar homenagem à excelência no jornalismo”, disse o secretário-geral da FIJ, que organiza este prémio, em colaboração com a União Europeia. “Encontramos aqui jornalismo da maior qualidade oriundo de muitos dos maiores jornais do mundo”, acrescentou Aidan White.

Partilhe