Equipa de TV polaca detida na Ossétia do Sul

Alegados agentes da polícia da Ossétia do Sul detiveram a 8 de Setembro, em Karaleti – zona tampão entre a Ossétia do Sul e a Geórgia –, uma equipa do canal público polaco TVP, à qual confiscaram equipamentos e telemóveis.

O acto foi condenado pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), que exigiu a libertação imediata dos três detidos: o repórter Dariusz Bohatkiewicz, o operador de câmara Marcin Wesolowski e o motorista Levan Guliashvili, de nacionalidade georgiana.

A equipa de reportagem encontrava-se na região para cobrir a retirada anunciada de tropas russas e foi parada pelas alegadas autoridades ossetianas quando tentava entrar em Karaleti por um caminho que não passasse pelo posto de controlo russo que lhe havia negado a entrada na aldeia por falta de uma acreditação emitida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

De acordo com representantes diplomáticos polacos, os agentes ossetianos rapidamente colocaram a equipa da TVP sob custódia de tropas russas, mas nem as autoridades da Ossétia do Sul nem as da Rússia deram até ao momento qualquer explicação sobre os motivos da detenção.

Partilhe