Encontro de rádios comunitárias em Bissau

De 14 a 20 de Março, a capital guineense acolhe o 1º Festival das Rádios Comunitárias da Guiné-Bissau “Ondas da Cidadania” e o Encontro de Rádios Comunitárias de Países de Língua Oficial Portuguesa, que juntará participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Organizados pela Renarc – Rede de Rádios Comunitárias da Guiné-Bissau e pelas organizações não-governamentais Acção para o Desenvolvimento (AD), da Guiné-Bissau, e Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), de Portugal, estes encontros têm como objectivo favorecer a cooperação, o intercâmbio, a partilha de recursos e a solidariedade entre as rádios comunitárias dos diferentes países de língua oficial portuguesa.

Durante o encontro serão debatidos temas como “As Rádios Comunitárias no processo de Descentralização-Desenvolvimento”, “Tipos de Rádios Comunitárias”, “Formação de Radialistas e Recursos Humanos”, “Sustentabilidade Financeira de uma Rádio” e “Enquadramento Legislativo”.

Serão ainda entregues prémios – os “Nimbas”, confeccionados em pedra por escultores tradicionais guineenses – nas áreas da Cultura de Paz, Cidadania e Ambiente, destinados a rádios comunitárias, e nas categorias de Inovação e Carreira, como forma de distinguir radialistas.

Portugal estará representado neste encontro por Paula Borges, da RDP África, Fátima Proença, da ACEP, Nelson Dias, da São Brás Solidário, e Pedro Ruas, da Câmara Municipal do Montijo.

Partilhe