Emissões da TV5 interrompidas no Líbano

Cerca de cinquenta operadores de televisão por cabo privados do Líbano deixaram de transmitir a estação francófona TV5, em sinal de solidariedade com a estação xiita libanesa Al Manar, interditada em França e, mais recentemente, nos Estados Unidos.

Para já, a medida afectou apenas alguns bairros de Beirute, mas “poderá estender-se a outras regiões do país”, prometeram os operadores, que funcionam, na sua grande maioria, de forma autónoma, dada a ausência de regulamentação oficial.

Esta retaliação contra a TV5 levou a presidente da estação, Marie-Christine Saragosse, a sublinhar o carácter francófono, e não francês, da cadeia televisiva: “A TV5 é um operador oficial de toda a francofonia, da qual o Líbano é parte integrante”.

Na estação pública libanesa Télé-Liban os programas mundiais da TV5 continuam a ser retransmitidos normalmente, apesar do ministro da Informação, Elie Ferzli, ter revelado durante o fim-de-semana que está a “estudar minuciosamente a possibilidade de tomar medidas de resposta contra os média americanos e franceses”.

Partilhe