Editor da “Tempo” condenado em Jacarta

Bambang Harymurti, editor da “Tempo”, de Jacarta, foi considerado culpado do crime de difamação de um homem de negócios, Tomy Winata, através de um artigo publicado na revista em Março de 2003, e condenado a um ano de prisão.

O artigo alegava que Tomy Winata havia beneficiado de um incêndio num mercado têxtil. Não obstante o texto publicado incluir declarações suas, nas quais negava o envolvimento no caso, o visado avançou com seis acções legais contra a revista.

Os jornalistas T. Iskandar Ali and Ahmad Taufik, que enfrentavam a mesma acusação, foram considerados inocentes, mas o tribunal decidiu que o editor, que responde em nome da publicação, devia ser responsabilizado e punido pelo artigo.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) lamentaram a decisão do tribunal e dizem acreditar que a sentença aplicada a Bambang Harymurti funciona como uma mensagem ameaçadora para a liberdade de imprensa, sobretudo em vésperas de eleições presidenciais.

A FIJ vem a acompanhar este caso há algum tempo, tendo promovido uma campanha para que as acusações fossem retiradas, bem como uma jornada de protesto a 16 de Agosto passado.

Partilhe