Dois portugueses distinguidos no World Press Cartoon

Os portugueses André Carrilho, ilustrador no “Diário de Notícias”, e António Jorge Gonçalves foram distinguidos no World Press Cartoon 2006, cujos prémios foram entregues dia 21 de Abril, numa gala no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

André Carrilho, com “ Berlusconi”, conquistou o 2.º Prémio de Caricatura, enquanto “Seminário” valeu a António Jorge Gonçalves uma menção honrosa na categoria Cartoon Editorial.

O grande vencedor do certame foi o cartoonista mexicano Boligán, que arrebatou o 1.º Prémio em Desenho de Humor e o Grande Prémio do World Press Cartoon 2006 (no valor de 20 mil euros) com o seu trabalho “O Engano”.

Além destes galardões, na categoria Cartoon Editorial o primeiro prémio foi para “Tsunamis silenciosos”, do uruguaio Alfredo, enquanto o vencedor da secção Caricatura foi “Papa Bento XVI”, trabalho assinado por Baptismão, do Brasil.

O Centro Olga Cadaval acolhe até 20 de Maio a exposição dos 464 trabalhos de 213 cartoonistas, oriundos de 48 países, que participaram no certame.

Segue-se um périplo mundial que vai levar os cartoons a Macau (Dezembro de 2006) e à Índia (Goa, Nova Deli e Bombaim, no início de 2007), entre outras paragens.

Em declarações ao “Diário de Notícias”, o cartoonista português António, director do salão, afirmou que a escolha de vencedores foi renhida, pois “todos eram muito bons”, e sublinhou que “o evento melhorou em quantidade e qualidade” face a 2005, sendo previsível “um alargamento a outros países, como os EUA ou o Japão”.

O World Press Cartoon teve este ano como Presidente de Honra o norte-americano David Levine, um dos cartoonistas mais prestigiados do mundo.

Partilhe