Dois jornalistas japoneses mortos no Iraque

Os jornalistas freelance japoneses Shinsuke Hasida, de 61 anos, e Kotaro Ogawa, de 33, foram mortos a 27 de Maio, na sequência da explosão de uma granada que foi atirada contra o veículo em que seguiam, na estrada entre Mahmoudiya e Latifiya, a sul de Bagdade.

No ataque, levado a cabo por um grupo armado iraquiano, além do experiente repórter de guerra nipónico e do seu sobrinho, ex-jornalista da estação NHK, morreu também o intérprete iraquiano que seguia com eles, sendo que apenas o motorista escapou com vida.

A zona em redor de Mahmoudiya tem sido palco de repetidos ataques e combates entre grupos armados e tropas da coligação, e nela já morreram, a 7 de Maio, dois jornalistas da televisão pública polaca TVP, e dois funcionários iraquianos da CNN, numa emboscada a 27 de Janeiro.

Com mais estas duas mortes, o número de jornalistas e pessoal dos média morto desde o início da guerra no Iraque ascende já a 45, segundo a Federação Internacional de Jornalistas.

A organização mundial de jornalistas levou mesmo a cabo um minuto de silêncio no seu Congresso Mundial, em honra dos jornalistas japoneses mortos no Iraque e de um outro jornalista assassinado deliberadamente no Montenegro.

Partilhe