Dois jornalistas do “Al-Watan” detidos no Sudão

As autoridades sudanesas detiveram dois jornalistas do diário árabe “Al-Watan” a 7 e 9 de Fevereiro e encerraram o jornal durante dois dias, em virtude de uma entrevista a militantes religiosos encapuzados que ameaçaram matar estrangeiros no Sudão, denunciou o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

O chefe-de-redacção adjunto Adil Sid Ahmed foi detido por volta da meia-noite do dia 7 de Fevereiro, interrogado durante várias horas por quatro agentes e enviado posteriormente para a prisão Kober, em Cartum.

Dois dias mais tarde, o editor Ahmed al-Sharif foi detido no estado de al-Jazirah, no centro-leste do país, e levado para a prisão de Kober, depois de ter sido interrogado por agentes da autoridade acerca da identidade e do paradeiro dos entrevistados.

A 11 de Fevereiro, os jornalistas foram transferidos para o gabinete da procuradoria de Estado, acusados de sedição, perturbação da paz pública e violação da responsabilidade editorial e jornalística. Os repórteres foram entretanto libertados, estando o procurador a ponderar se vai ou não prosseguir com o caso para tribunal.

No dia seguinte à libertação dos dois jornalistas, o Conselho Nacional de Imprensa do Sudão informou o “Al-Watan” de que seria suspenso durante dois dias, tendo o diário recorrido da decisão. Não obstante, o jornal teve de cumprir o primeiro dia de suspensão e aguarda pela decisão do tribunal quanto à legalidade da ordem para cumprir ou não o segundo dia imposto pelo Conselho Nacional de Imprensa.

Partilhe