Dois jornalistas condenados por difamação em Marrocos

O Tribunal de Apelação de Casablanca condenou, a 28 de Dezembro, dois jornalistas do semanário independente marroquino “Tel Quel” a dois meses de prisão com pena suspensa e a uma multa de 72 mil euros por difamação.

Na origem do processo contra Ahmed Benchemsi, director do “Tel Quel”, e o repórter Karim Boukhari esteve um artigo sobre a deputada da Câmara Baixa do Parlamento Halima Assali, do partido do Movimento Popular (MP), publicado em Julho, que a visada considerou “difamatório”.

Nesse artigo satírico, intitulado “Segredo duma Morena”, Karim Boukhari retratou a carreira de Halima Assali, qualificando-a de antiga “cheïkha” (dançarina popular) e revelou como ela se tornou deputada aderindo a um partido político.

O “Tel Quel” foi igualmente processado por difamação, num outro caso, pela presidente duma associação de Casablanca de ajuda à infância, Touria Jâidi, apontada pelo jornal como tendo sido convocada pela Polícia para responder por desvio de fundos. O tribunal vai pronunciar-se a 3 de Janeiro próximo sobre este processo.

Partilhe