Dois jornalistas assassinados no Iraque

O repórter Hadi Anawi al-Joubouri, representante do Sindicato dos Jornalistas Iraquianos na região de Diyala, e o fotojornalista freelance Safa Isma’il Enad foram assassinados a tiro nos dias 12 e 13 de Setembro.

Segundo o Observatório das Liberdades Jornalísticas, uma organização mantida por jornalistas iraquianos, Hadi Anawi al-Joubouri foi alvo de uma emboscada na estrada que liga Baquba e Khalis, cerca de 200 quilómetros a nordeste de Bagdade, tendo o seu corpo sido encontrado crivado de balas.

A mesma organização deu ainda conta do caso de Safa Isma’il Enad, que foi alvejado mortalmente por dois homens armados, quando se encontrava numa loja de reprodução de fotografias na capital iraquiana. Após os disparos, os atacantes arrastaram o corpo do fotojornalista de 31 anos para dentro de um carro e largaram-no numa zona a Leste de Bagdade.

Jornalista detida durante dois dias

As forças de segurança iraquianas, por seu lado, detiveram entre 11 e 13 de Setembro a jornalista Kalchan Al-Bayati, colaboradora freelance do diário “Al-Hayat”.

Após a sua libertação, a jornalista disse que não foi maltratada enquanto esteve sob custódia policial e revelou que foi detida por ser suspeita de ajudar um grupo rebelde sobre o qual está actualmente a preparar um artigo.

Partilhe