Dois jornalistas agredidos nas Filipinas

Os jornalistas filipinos Jess Abarondo e Pablo Hernandez foram alvo de ataques a 5 e 8 de Fevereiro, respectivamente, em consequência do seu trabalho jornalístico.

Apresentador da rádio militar DWDD, Jess Abarondo foi atingido no pescoço com uma chave de fendas após uma discussão acesa com um grupo de vendedores em Antipolo City, na periferia de Manila.

Segundo a polícia local, o jornalista estava a fazer uma reportagem de investigação sobre reprodução ilegal de VCDs quando um indivíduo, que continua a monte, o atacou. Jess Abarondo sobreviveu ao ataque e tem a sua situação clínica estabilizada.

Três dias depois, o colunista Pablo Hernandez, do tablóide “Bulgar”, foi apunhalado nas costas com um picador de gelo enquanto estava num salão de bilhar de Quezon City. Transportado ao hospital, o jornalista foi declarado livre de perigo no dia seguinte.

O agressor de Pablo Hernandez foi detido de imediato por clientes e seguranças do estabelecimento e entregue às autoridades. Durante o interrogatório policial, disse ter recebido cerca de 250 euros de altas patentes da polícia local para matar o jornalista, conhecido pelas suas críticas a polícias, militares e políticos corruptos.

Um dos agentes apontados pelo atacante de Pablo Hernandez, o superintendente Demosthenes Felix, entregou-se a 9 de Fevereiro, negando qualquer envolvimento no crime, enquanto os outros quatro suspeitos continuam a monte.

Partilhe