O “The West Australian”, da Austrália, e o “The Telegraph”, da Índia, receberam ex-aequo o Prémio Mundial de Jovem Leitor 2004, atribuído pela Associação Mundial de Jornais (WAN) a projectos inovadores que desenvolvam a leitura de jornais entre os jovens.
O prémio foi entregue a 25 de Novembro, em Lisboa, durante a World Editor & Marketeer Conference, que reuniu 475 editores e marketeers de 75 países.
Enquanto o “The West Australian” viu premiado o uso da secção de viagens para transmitir, de forma divertida, informações sobre o mundo, o “The Telegraph” foi distinguido pelo suplemento semanal dedicado às escolas, o qual leva cerca de 600 jovens estudantes a escrever notícias sobre temas que lhes interessam.
Foram ainda atribuídos prémios do júri ao diário grego “Chaniotika Nea” e ao mexicano “La Vanguardia”, assim como menções especiais a cinco jornais do Brasil – “Gazeta do Povo”, “O Dia”, “O Popular”, “Zero Hora” e “Editora Plus” – e a três títulos do Leste Europeu: o “Eesti Express”, da Estónia, o “Diena”, da Letónia, e a Panon Press Association, da Hungria.