Dois jornais dividem Prémio Mundial de Jovens Leitores

O jornal brasileiro “Zero Hora” e o britânico “Express & Echo” foram nomeados os vencedores do Prémio Mundial de Jovens Leitores, um galardão atribuído pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA) aos títulos que consigam atrair os mais jovens para a leitura da imprensa.

O “Zero Hora” foi distinguido por ter levado a cabo um concurso hiper local para jovens e ter publicado um álbum de cromos que transmitia dados sobre o período revolucionário do Brasil, no séc. XIX. Já o diário “Express & Echo” foi galardoado pelo seu “Green Team Project”, que encoraja os jovens a desenvolver uma relação com o jornal e a pensar e actuar de forma ambientalmente correcta.

Também em torno do ambiente, o concurso “Serve As a Volunteer for Energy” (SAVE), que ajudava a reduzir os orçamentos energéticos no lar, valeu ao jornal indiano “Malayala Manorama” o prémio de Serviço Público, e na categoria Editorial a vitória coube ao alemão “Neue Osnabrucker Zeitung”, pela sua revista “Blue”, criada a partir de conteúdos de uma rede social e que atraiu nova publicidade.

Na categoria Liberdade de Imprensa, o título francês “Journal des Enfants” venceu devido ao seu suplemento com testemunhos de filhos de jornalistas presos, enquanto o jornal russo “Svobodnyi kurs” conquistou a secção Jornais na Educação, pelo seu jogo de aventuras “Strategy-A”, que ajudava, de forma didáctica, a saber mais sobre finanças.

O projecto “Professor Mais Fixe de Limburg” valeu ao jornal holandês “Dagblad de Limburger” o prémio de Marca, enquanto a categoria Fazer as Notícias coube ao italiano “La Repubblica”, pelo relançamento do projecto de repórteres-estudantes Repubblica@scuola, que usa todas as plataformas e inclui contactos e aulas regulares dos jovens com jornalistas profissionais.

Os júris avaliaram 65 entradas de 32 países e atribuíram ainda várias menções honrosas a jornais da Alemanha, da Colômbia, dos Estados Unidos da América, da Finlândia, de França, da Polónia, do Reino Unido e da Suécia.

Os galardões serão entregues entre 27 e 30 de Setembro em Praga, na República Checa, durante a 8ª Conferência Mundial de Jovens Leitores.

Partilhe