Dirigente sindical despedido na Ucrânia

O vice-presidente do Sindicato dos Média Independentes da Ucrânia, Sergey Goos, foi despedido da revista de investigação “Tyzhden” após ter liderado negociações para instituir um acordo colectivo que regulasse os direitos salariais e editoriais dos trabalhadores daquele órgão.

Depois de em Janeiro vários jornalistas terem abandonado a revista alegando interferências na linha editorial do título, a administração concordou em negociar um acordo colectivo que regulasse os direitos editoriais e as responsabilidades dos trabalhadores, de modo a evitar conflitos futuros.

As negociações começaram no início de Abril com uma troca de propostas e um acordo acerca dos procedimentos, mas uma semana volvida o jornalista escolhido para liderar as negociações em nome da redacção foi despedido por actividades sindicais e o resto do pessoal avisado de que a revista fecharia se a demissão do colega fosse contestada.

Entretanto, o despedimento foi condenado pela Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), que considerou a acção “um escândalo” e exigiu ao empregador que readmita imediatamente Sergey Goos e reabra as negociações com os trabalhadores acerca dos direitos e condições de trabalho destes.

Partilhe