Dirigente do Sindicato dos Jornalistas despedido na Madeira

A empresa do Diário de Notícias do Funchal decidiu despedir o jornalista Emanuel Bento, membro da Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas. A empresa alega que textos escritos pelo jornalista no seu blogue pessoal tornaram impossível a relação de trabalho.

A empresa invoca justa causa para o despedimento, considerando que textos escritos pelo jornalista no seu blogue “Esquina do Mundo” desprestigiaram a empresa, a direcção e jornalistas do “Diário Notícias”.

Emanuel Bento invoca o seu direito à liberdade de expressão e de crítica e a Direcção Regional da Madeira do SJ considera que se trata de “uma perseguição a um dirigente sindical, que tomou posse desse cargo em Janeiro de 2005, e um mês depois já era alvo de um processo disciplinar na empresa para o despedir”.

A Direcção Regional da Madeira do SJ afirma, em comunicado, que “vai desencadear todos os mecanismos jurídicos” para o dirigente sindical ser reintegrado na empresa.

É o seguinte, na íntegra, o texto do comunicado:

COMUNICADO

O Sindicato dos Jornalistas solidariza-se com o jornalista Emanuel Bento, dirigente da Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas que acaba de tomar conhecimento que a empresa Diário de Notícias do Funchal onde trabalha desde 1999, o despediu por ter exercido o seu direito de liberdade de expressão e de crítica.

O Sindicato dos Jornalistas considera que este despedimento não é mais que uma perseguição a um dirigente sindical, que tomou posse desse cargo em Janeiro de 2005, e um mês depois já era alvo de um processo disciplinar na empresa para o despedir.

O Sindicato dos Jornalistas não aceita este tipo de actuação persecutória contra os seus dirigentes democraticamente eleitos por todos os jornalistas madeirenses e vai desencadear todos os mecanismos jurídicos, para que este dirigente sindical seja reintegrado na empresa Diário de Notícias do Funchal.

Funchal, 30 de Junho de 2005

Partilhe