Direitos dos trabalhadores valem mais que a tecnologia

Os governos têm de esquecer a obsessão com a tecnologia e utilizar a Sociedade da Informação para proteger os direitos dos trabalhadores e aumentar a liberdade de expressão, defendeu o secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), Aidan White, na abertura da Conferência de Marrakech, em Marrocos, a 22 de Novembro.

“Alguns governos pensam que a sociedade de informação é apenas uma estrutura e equipamento técnico, mas estão errados. A tecnologia deve ser usada sensatamente para libertar as pessoas da censura e da ignorância e para criar melhores condições de vida e de trabalho para todos. Se assim não for, a Sociedade da Informação falhará”, afirmou o dirigente sindical.

Frisando que a liberdade de expressão, os direitos dos trabalhadores e os valores do serviço público têm de voltar à agenda mundial, Aidan White aproveitou a ocasião para alertar que a Cimeira Mundial da Sociedade da Informação, planeada para o final de 2005 em Tunis, capital da Tunísia, poderá ser uma desilusão.

Isto porque o governo tunisino tem um “registo deplorável” em matérias como a liberdade de expressão e a censura, sendo o caso mais recente a tentativa frustrada de impedir que o jornalista tunisino dissidente Sihem Bensedrine falasse nesta conferência.

Partilhe