Director de TV condenado na China por suborno

Lu Songlin, ex-director de televisão da província chinesa de Hainan (Sul), foi condenado a 10 anos de prisão por aceitar subornos de 20 000 dólares, informou a 29 de Dezembro a agência oficial Xinhua.

Durante os seis anos em que ocupou os cargos de subdirector e director da televisão de Hainan, Songlin aceitou avultadas somas de dinheiro e um Rolex avaliado em 6600 dólares, como acabou por confessar em tribunal. A confissão, bem como a devolução de todo o dinheiro recebido ilicitamente, contribuiu para a moderação da pena.

Lu Songlin, de 50 anos, está detido desde Maio de 2004, e é um dos vários altos funcionários chineses condenados por corrupção nos últimos meses, no âmbito de uma campanha de moralização desencadeada pelo governo de Pequim.

Nos primeiros 11 meses de 2005, os auditores chineses descobriram fraudes de fundos públicos no valor de 35,8 mil milhões de dólares e investigaram 22.000 funcionários públicos. As investigações continuam, sobretudo no sector bancário, onde foram detectadas muitas anomalias..

Partilhe