Direcção do SJ nos Açores deve privilegiar questões deontológicas

A vice-presidente da Assembleia Geral do SJ, Carmen Ventura, alerta para a necessidade de os jornalistas açorianos dedicarem especial atenção às questões relacionadas com a deontologia.

Ao intervir na tomada de posse da Direcção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornalistas, a 9 de Março, Carmen Ventura advertiu ainda para a necessidade de se reflectir sobre as condições de trabalho nas redacções.

É o seguinte o texto, na íntegra, da intervenção de Carmen Ventura:

“Abre-se hoje uma nova fase para os jornalistas dos Açores.

O Sindicato de Jornalistas nos Açores tem sido criticado por não se assumir como uma estrutura sindical de defesa dos interesses dos seus associados.

“Os meus votos vão no sentido de que com esta Direcção e sua equipa, o Sindicato de Jornalistas saiba ser a voz autorizada e legítima, porque eleita, dos reais problemas e anseios da classe.

Destaco, em primeiro lugar, a necessidade dos jornalistas terem hoje especial atenção às questões directamente relacionadas com a Ética e Deontologia Profissional.

“Não será descabido reflectir, mesmo que seja de quando em vez, sobre o Nosso Código Deontológico, um documento que, estou em crer, é desconhecido de toda uma nova geração que faz jornalismo nos Açores.

“Quero também alertar esta Direcção para a necessidade de se reflectir ainda sobre a precariedade de alguns jornalistas nas redacções que, no seu papel de estagiários, acabam por substituir eventuais profissionais.

“Estes estagiários, muitos vindos de fora, e por não conhecerem a realidade sócio-económica e política das nossas ilhas, acabam por desenvolver um trabalho que, por vezes, fica aquém das expectativas.

“Através deste Sindicato, e aproveitando os recursos disponíveis, e em conformidade com a lei, será possível, estou em crer, apostar na formação de toda uma nova classe que se pretende afirmar na sociedade em que vivemos, conferindo uma Dignidade e um Profissionalismo que muita falta fazem hoje.

Desejo a todos um bom trabalho e felicidades.”

Ponta Delgada, 9 de Março de 2010

Carmen Ventura

Partilhe