Detidos suspeitos da morte de jornalista colombiano

Um sacerdote e um empresário costa-riquenhos foram detidos por suspeita da autoria moral do assassínio do jornalista colombiano Parmenio Medina, em Julho de 2001, mas o religioso insiste em que a sua prisão é um erro, pois está inocente.

O sacerdote Minor Calvo foi detido num hotel no norte da Costa Rica, onde se encontrava de férias, e o empresário Omar Chaves foi preso a este de San José, ambos na sequência de recentes declarações que deram azo a esta acção das autoridades.

Parmenio Medina foi morto a tiro a 7 de Julho de 2001 por dois homens que dispararam de um automóvel quando o jornalista se dirigia a casa, na província de Heredia, a norte de San José.

O jornalista dirigia um polémico programa de rádio e havia sido ameaçado pelas suas denúncias de irregularidades na emissora católica propriedade de Minor Calvo e Omar Chaves “Radio María”, que fecharia portas meses após o assassinato.

As autoridades encontram-se também a investigar um empresário uruguaio detido no dia de Natal por estar supostamente ligado à morte da jornalista costa-riquenha Ivannia Mora Rodríguez, alvejada por desconhecidos que seguiam de motorizada numa avenida de San José, no passado dia 23.

Partilhe