Detido suspeito de assassinato de jornalista

Um suspeito da morte do jornalista Orel Sambrano, assassinado a 16 de Janeiro de 2009 em Valencia, na Venezuela, foi detido na sequência de uma operação policial contra narcotraficantes na localidade de Morón, a 28 de Fevereiro.

“Este é um sinal de que as autoridades estão finalmente a tomar medidas contra a impunidade”, afirmou Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), saudando este passo positivo dado pelas autoridades venezuelanas e esperando que se siga o devido processo legal, para que seja feita justiça.

De acordo com a FIJ, Orel Sambrano, director da revista semanal “ABC”, foi morto depois de ter denunciado Walid Makle, dono do jornal “El Periódico”, que está actualmente preso e que, segundo algumas fontes, terá ordenado o crime a partir da sua cela.

Apesar deste desenvolvimento positivo, a FIJ não deixou de lamentar que um homem detido pelo assassinato do jornalista Mauro Marcano fosse libertado em circunstâncias que, segundo muitos observadores, reflectem as ligações entre os cartéis e líderes militares de alta patente.

Partilhe