Debates sobre jornalismo, guerra e direitos civis em Bilbau

A cidade de Bilbau acolhe a 2 e 3 de Abril um seminário internacional sobre jornalismo, guerra e direitos civis, uma iniciativa da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), na qual participam membros da direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

A primeira mesa-redonda realiza-se às 10h30 de sábado, 2 de Abril, subordinada ao tema “Disciplinar a Dissenção: Jornalismo e Liberdades Civis Sob Pressão na Guerra ao Terror”, e com as presenças de Tara nath Dahal, presidente da Federação de Jornalistas Nepaleses, Eduardo Marquez, director do Centro Colômbia da FIJ, e Gerald Staberock, director de Segurança Global da Comissão Internacional de Juristas, e moderado por Aidan White, secretário-geral da FIJ.

À tarde, pelas 14h30, será a vez da segunda mesa-redonda, dedicada a “Jornalismo e Auto-Censura: Combater o Inimigo Interior”, moderado por Ann-Magrit Austenå, presidente do Sindicato dos Jornalistas Noruegueses, e com as participações de Jihad Ali Ballout, porta-voz da Al-Jazeera, Faranak Atif, da Associação Iraniana de Jornalistas, Khady Cissé, da Associação de Jornalistas da África Ocidental, e Gregorio Salazar, do escritório regional da FIJ em Caracas, Venezuela.

No domingo, a terceira mesa-redonda começa logo às 10 da manhã, abordando o tema “Os Direitos dos Jornalistas em Tempos de Guerra: Tempo de Mudar a Lei Internacional?”. Este painel contará com Aidan White, Mokhtar Trifi, presidente da Liga de Direitos Humanos da Tunísia, e Patrice de Beer, do “Le Monde”, sendo moderado pelo presidente da FIJ, Christopher Warren.

Pelas 11h15 está prevista uma cerimónia em memória dos jornalistas que perderam a vida ao serviço do jornalismo e da democracia, estando marcada para as 11h45 a apresentação de uma declaração final deste encont

Na tarde de dia 3, também em Bilbau, inicia-se a assembleia anual da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), que se prolongará pelo dia 4 de Abril, na qual o Sindicato dos Jornalistas está representado.

Partilhe