Debates sobre jornalismo digital abrem porta a congresso

Os debates sobre “Jornalismo na Internet” organizados pela Jovepress.com em Barcelona e Madrid, a 9 e 13 de Outubro, respectivamente, podem ter funcionado como a primeira pedra para a realização, em Janeiro, de um Congresso de Jornalismo Digital em Espanha.

Nos debates estiveram presentes directores de diversos órgãos da imprensa digital, que expuseram a importância do trabalho neste novo suporte, tendo destacado as vantagens de não estarem sob a alçada dos grandes grupos de média.

Aliás, estes encontros surgiram na sequência de uma “guerra” entre meios convencionais com versões na Internet, como o “El País” e o “El Mundo”, e meios exclusivamente digitais, em torno do conceito de “deep linking” e dos direitos de propriedade intelectual, e que motivou a criação do “Manifesto do jornalismo digital” por parte dos segundos.

Durante as jornadas, foi também referido o perigo que os média digitais representam para a imprensa tradicional ao nível do mercado publicitário e foi lançada a proposta de criação de uma associação que reúna os diversos órgãos de imprensa digital já existentes em Espanha.

Em relação ao Congresso, deverá decorrer em Barcelona com a presença de peritos internacionais e servirá de ponto de encontro de várias opiniões e técnicas para o desenvolvimento do jornalismo na Internet.

Partilhe