Daniele Mastrogiacomo libertado

O jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo foi libertado após cerca de duas semanas como refém de um grupo talibã no Afeganistão. A liberdade do repórter do diário “La Repubblica” foi conseguida a troco da libertação de cinco prisioneiros talibãs.

Não obstante estarem aliviadas com o desfecho deste caso, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) lamentaram o assassinato de Sayed Agha – o motorista afegão que acompanhava Daniele Mastrogiacomo – e mostraram-se preocupadas com o destino do tradutor Ajmal Naskhbandi que, ao contrário de relatos iniciais, não foi libertado juntamente com o jornalista transalpino.

As duas organizações instaram os líderes talibãs a acabar de vez com os ataques à imprensa e os raptos de elementos da comunicação social, pois essas acções são contrárias às leis humanitárias.

Salientando o “trabalho extraordinário” do médico Gino Strada e da organização não governamental Emergency no esforço de libertação do jornalista, o secretário-geral da Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI), Paolo Serventi Longhi, enalteceu ainda a capacidade negocial do executivo italiano e a solidariedade manifestada pelos cidadãos transalpinos no âmbito deste caso.

Partilhe