Correspondente da BBC libertado na Gâmbia

A Federação Internacional de Jornalistas congratula-se com a libertação do correspondente da BBC na Gâmbia, Lamin Cham, ocorrida hoje, 7 de Junho, mas exige a libertação imediata e sem condições de outros dois jornalistas – Lamin Fatty et Malick Mboob – que ainda se encontram detidos naquele país.

Lamin Cham foi preso a 31 de Maio e interrogado sobre notícias pondo em causa o partido do presidente Jammeh, publicadas no jornal digital “Freedom Newspaper”, que dias antes tinha sido alvo de pirataria informática. Quanto a Lamin Fatty, repórter do jornal privado “The Independent”, foi detido a 10 de Abril e torturado, acusado de publicar falsas notícias, mas até agora não foi levado a tribunal. No âmbito do mesmo caso foi preso Malick Mboob, responsável de Imprensa do Centro de Formação Hospitalar Royal Victoria Teaching Hospital.

“Torturar jornalistas para obter informações é uma atitude extremamente condenável. Apelamos ao presidente Président Yahya Jammeh que ponha fim a estas práticas e maande libertar imediata e incondicionalmente os dois jornalistas arbitrariamente detidos”, afirmou Gabriel Baglo, director do departamente África da FIJ.

Partilhe