Conclusões do I Forum Internacional sobre Comunicação Social

O I Forum Internacional sobre Comunicação Social, organizado pela Fundación Illa de San Simón e pelo Colexio Profesional de Xornalistas de Galicia a 14 e 15 de Dezembro na Illa do Pensamento, juntou investigadores e jornalistas ibéricos e latino-americanos num debate sobre o presente e o futuro da figura profissional do jornalista.

No final dos trabalhos, os participantes assinaram uma declaração na qual repudiam as pressões e perseguições de que tem sido objecto a Wikileaks pela revelação de documentos secretos norte-americanos, considerando-as “um intolerável atentado contra a liberdade de expressão”.

Declararam igualmente que existem graves dificuldades para exercer a liberdade de imprensa na América Latina, não só pelos riscos relacionados com a violência contra a classe mas também pelos monopólios jornalísticos que concentram a maioria dos órgãos latino-americanos.

Considerando que o grande desafio na América Latina é a adopção de políticas activas de promoção do pluralismo e da diversidade de informação para romper os monopólios existentes, os participantes defenderam que o jornalismo tem futuro e que esse futuro “se ganha dia-a-dia, com responsabilidade social e informação de qualidade”.

Frisando a importância do jornalismo para “guiar o público através da complexidade e abundância informativa” dos nossos dias, os participantes no encontro afirmaram ainda que, “especialmente nestes tempos de crise económica, é preciso unir esforços e agrupar todas as plataformas e organizações existentes num objectivo comum: a defesa da nossa profissão”.

Partilhe