Colunista mexicano espancado até à morte

O colunista mexicano Francisco Arratia Saldierna foi espancado até à morte, a 31 de Agosto, em Matamoros, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, estando o Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) a investigar se o caso está relacionado com as suas denúncias em jornais.

O professor e empresário de 55 anos era autor da coluna “Portavoz” – publicada nos jornais “El Imparcial” e “El Regional”, de Matamoros, “Mercurio” e “El Cinco”, de Ciudad Victoria, e na publicação on-line “En Línea Directa” –, onde escrevia frequentemente sobre corrupção política, crime organizado e educação.

Segundo a imprensa mexicana, Francisco Arratia Saldierna teve uma discussão com um grupo de homens que o visitou no seu stand de automóveis usados por volta das 13 e 30 horas locais, tendo sido interceptado e raptado meia hora mais tarde, quando se dirigia para casa.

Cerca de uma hora após o alegado rapto, a polícia de Matamoros recebeu um telefonema anónimo a informar que um homem bastante maltratado estava às portas da Cruz Vermelha, depois de ter sido torturado e atirado de um veículo em movimento.

Com os dedos partidos, as palmas das mãos queimadas e ferimentos no peito, o colunista foi enviado para um hospital próximo, onde viria a morrer três horas mais tarde.

Partilhe