Colóquio sobre guerra e informação

Debater os desafios éticos que a informação de guerra coloca aos jornalistas e ouvir na experiências de correspondentes de guerra na primeira pessoa é o objectivo do colóquio “A Guerra da Informação na Informação da Guerra” que se realiza hoje, 18 de Maio, no Instituto Piaget de Almada.

O programa inicia-se às 10 horas, com uma conferência de abertura de José Antunes de Sousa, coordenador do curso de Ciências da Comunicação daquele instituto, seguindo-se uma intervenção da jornalista Maria João Ruela sobre “A Guerra no Iraque”, por volta das 11 horas, e de Manuel Acácio, da TSF, acerca de “Repórteres em Timor”, ao meio-dia.

Da parte da tarde, o professor universitário António Nogueira Dias abre a sessão falando sobre “Meios de Comunicação de Massa e a manipulação do conhecimento”, a que se segue uma comunicação de Carlos Raleiras acerca do seu “Rapto em Bagdade”. Por volta das 16 horas, Emídio Fernando relata a sua “Experiência na Bósnia”.

Segue-se uma mesa-redonda com todos os participantes por volta das 16h45, estando o encerramento previsto para as 17h30.

Partilhe