Cobertura mediática das autárquicas reprimida no Nepal

As forças de segurança do Nepal tentaram impedir a cobertura jornalística das autárquicas de 8 de Fevereiro, as primeiras eleições realizadas naquele território desde 1999, detendo vários jornalistas e agredindo outros em diversos pontos do país.

Em Ilam, dois jornalistas foram detidos e passaram a noite numa cela sem qualquer acusação formada, enquanto em Dharan e Kalaiva se registou a detenção de outros dois jornalistas e uma agressão policial a um terceiro.

Já em Chitwan, um jornalista foi atacado e brevemente detido pela polícia, enquanto em New Baneshwor dois outros foram ameaçados pelas autoridades por estarem a falar com eleitores e a tirarem fotografias. Nas localidades de Kakaryitta e Dhankuta as forças de segurança confiscaram câmaras a fotojornalistas que faziam o seu trabalho junto a um local de voto.

Esta actuação das autoridades nepalesas – que em Janeiro tinham impedido os média de se reunirem com os candidatos autárquicos – motivou o protesto da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que enfatizou a importância da liberdade de imprensa e da transparência no processo político democrático.

Partilhe