Cobertura de manifestação proibida em Bagdade

Militares norte-americanos proibiram os jornalistas de cobrir uma manifestação de iraquianos em frente ao Hotel Palestina, na terça-feira, alegando que os manifestantes escolheram esta zona por nela se encontrar reunida a imprensa internacional.

Os manifestantes exigiam o restabelecimento dos serviços básicos na cidade e protestavam contra o clima de insegurança, pelo qual responsabilizam as forças da coligação, revela o sítio da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

“Os jornalistas devem retirar-se para as traseiras do hotel porque estes manifestantes apenas estão aqui por causa da Imprensa”, disse um oficial dos «marines».

O grupo de 300 pessoas manifestou-se no local durante três dias consecutivos.

Na véspera, as forças norte-americanas tinham revistado os quartos de vários jornalistas hospedados no Palestina, alegando que o hotel ainda não está “cem por cento seguro”.

CNN diz-se alvo de iraquianos

A CNN revelou que os serviços secretos iraquianos prepararam um atentado contra uma equipa de reportagem da estação de televisão que se encontrava no Curdistão iraquiano em Março.

Os funcionários da polícia secreta foram detidos e revelaram ter recebido ordens dos seus superiores para atacar os jornalistas, que se encontravam num hotel em Erbil, disse o director de informação da CNN, Eason Jordan, citado pela RSF.

Jordan disse ter pedido autorização, em Dezembro, para a presença dos jornalistas na zona ao antigo ministro da Informação Mohammed al-Sahaf, o qual respondeu que estes iriam sofrer “as consequências mais graves”, caso se deslocassem ao Curdistão.

Recorde-se que a CNN contratou seguranças armados, um dos quais foi protagonista de um tiroteio a 13 de Abril, próximo de Tikrit, no Norte do Iraque, quando o comboio de viaturas em que seguia a equipa da CNN foi atacado.

Esta decisão da CNN tem merecdio forte repúdio da comunidade jornalística, que a considera uma prática contrária a todas as regras profissionais e encerrando um elevado potencial de risco para todos os jornalistas que cubram situações de guerra ou de conflito armado.

Partilhe