Clubes de jornalistas aprovam Declaração de Londres

Representantes de estruturas afectas à Associação Internacional de Clubes de Jornalistas e à Federação Europeia de Clubes de Jornalistas reuniram-se entre 1 e 3 de Junho em Londres para debater o futuro do jornalismo e o papel dos clubes na promoção da liberdade de imprensa e de boas relações entre profissionais de todo o mundo.

Desta conferência – em que o Clube dos Jornalistas português participou como observador – resultou um documento conjunto, intitulado Declaração de Londres, o qual foi discutido e votado em duas sessões antes de ser aprovado por unanimidade.

É o seguinte o texto, na íntegra, aprovado no encontro:

Declaração de Londres

Nós, representantes de Clubes de Jornalistas de todo o mundo, reunimo-nos em Londres para discutir assuntos de interesse comum e para encontrar uma forma de estimular um maior envolvimento das nossas organizações na luta pela liberdade de imprensa e na manutenção da independência dos media nas nossas sociedades.

Queremos encorajar o estabelecimento e a expansão de Clubes de Jornalistas em todo o mundo. Com esse fim, pedimos aos nossos Clubes que mantenham a sua independência em relação a fontes de financiamento e que não comprometam os seus princípios através de relações de dependência com parceiros políticos, comerciais ou governamentais.

Estendemos uma mão amiga a todos os jornalistas que lutam por manter altos níveis de integridade, fiabilidade e honestidade no seu trabalho diário. Encorajamo-los a que se juntem a nós, participando nas actividades dos Clubes de Jornalistas dos seus países, a nível local ou nacional. Comprometemo-nos a apoiar, moralmente e materialmente, a criação ou o desenvolvimento de Clubes de Jornalistas em cidades ou países onde ainda não existam e que queiram associar-se às nossas organizações.

A Associação Internacional de Clubes de Jornalistas e a Federação Europeia de Clubes de Jornalistas comprometem-se a observar os progressos feitos para atingir os objectivos desta declaração. Todos os anos reportarão aos seus membros os desenvolvimentos a assinalar e tornarão públicos os sucessos e os fracassos registados no decurso dessa observação.

Londres, Junho de 2006

Assinado por Narendra Aggarwa, pela Associação Internacional de Clubes de Jornalistas, e Donald Trelford, pela Federação Europeia de Clubes de Jornalistas

Partilhe