Cinco jornais dos EUA anunciam partilha de textos e fotos

Cinco jornais dos estados norte-americanos de Nova Iorque e Nova Jérsia – “The Daily News”, “The Star-Ledger”, “The Buffalo News”, “The Record” e “The Times Union” – anunciaram a 18 de Fevereiro que irão partilhar artigos e fotografias, como forma de fazer face à cada vez maior escassez de recursos.

O acordo prevê a partilha da maioria do conteúdo original dos cinco títulos, mas o trabalho de colunistas e os artigos de investigação poderão ser excluídos do sistema informático que está a ser desenvolvido.

Os responsáveis por este consórcio – que terá uma circulação diária combinada de mais de 1,3 milhões de exemplares – esperam que outros jornais se juntem ao grupo, embora títulos como o “Newsday”, de Long Island, tenham participado nas conversações e optado por não aderir à ideia.

O conceito não é novo e alianças similares foram formadas em 2008 por grupos de jornais dos estados de Ohio, Pensilvânia, Florida e Texas, levantando questões como a eventual menor competitividade entre publicações resultante destes acordos de partilha de material informativo, o pagamento de direitos de autor aos criadores dessas matérias e a redução do número de jornalistas nas redacções.

Partilhe