Cimeira em 2005 para debater jornalismo e terrorismo

Uma cimeira sobre jornalismo e terrorismo deverá ter lugar em 2005 no País Basco, Espanha, por decisão do XXV Congresso da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), realizado em Atenas de 25 a 30 de Maio.

A iniciativa pretende dar resposta às crescentes preocupações com a denominada “guerra ao terror” lançada pelos Estados Unidos, que tem minado as liberdades e garantias individuais e tornado o exercício do jornalismo muito mais difícil.

A resolução tomada sob a égide do Congresso teve em conta como, a pretexto das novas medidas de segurança na sequência do 11 de Setembro de 2001, muitos países adoptaram leis de vigilância da correspondência electrónica, limitaram o movimento dos jornalistas e restringiram o seu acesso às fontes.

Christopher Warren, presidente da FIJ, considerou que os média estão agora sob maior pressão do que nunca e lamentou que os jornalistas tenham sido alvo de inúmeros ataques quando o facto de estarem identificados como imprensa os devia manter a salvo e permitir que fizessem o seu trabalho em segurança.

No próximo ano, a cimeira vai discutir como é que os jornalistas se podem associar a grupos da sociedade civil que defendam a liberdade de expressão para, em conjunto, fazerem retroceder algumas das normas mais restritivas entretanto criadas.

Partilhe