China liberta e deporta dois jornalistas sul-coreanos

Após três semanas de detenção em Xangai, os jornalistas sul-coreanos Kim Seung-Jin e Geum Myeong-Seok foram libertados e deportados a 28 de Agosto pelas autoridades chinesas, por constituírem uma “grande ameaça à segurança e defesa”.

A detenção dos dois repórteres, ambos «freelances», ocorreu a 8 de Agosto, quando acompanhavam um grupo de refugiados norte-coreanos que tentaram entrar numa escola gerida pelo governo japonês em busca de asilo.

Nessa acção foram igualmente detidos dois elementos da Society to Help Returnees to North Korea – uma organização japonesa de ajuda aos refugiados norte-coreanos –, que tal como os jornalistas já foram libertados e deportados. Porém, nada se sabe relativamente aos nove refugiados da Coreia do Norte, incluindo duas crianças, presos na mesma ocasião.

Apesar da libertação do «cameraman» Kim Seung-Jin e do fotógrafo Geum Myeong-Seok, as prisões chinesas continuam a ter encarcerado o fotógrafo sul-coreano Jae-Hyun Seok, colaborador regulador do “New York Times”, que a 22 de Maio foi condenado a dois anos de cadeia por “tráfico de seres humanos”. Recorde-se que este jornalista foi detido na China em Janeiro por cobrir as actividades de um grupo sul-coreano de ajuda aos refugiados norte-coreanos na China.

Partilhe