CD apela ao respeito pela ética profissional

O Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas apela ao respeito pela ética profissional e a uma atitude ponderada perante casos extremos como o da tragédia na Madeira, lembrando o dever de os profissionais não perturbarem a dor das pessoas envolvidas nos acontecimentos.

Numa Recomendação divulgada hoje, 17 de Março, o CD condena a utilização de imagens das vítimas mortais, considerando ser importante “reflectir sobre a necessidade de recorrer a imagens susceptíveis de chocar a sensibilidade dos leitores” para contextualizar os factos.

É o seguinte o texto, na íntegra, da Recomendação do CD:

Uso de imagens susceptíveis de causar dor a famílias de vítimas de tragédias

A dimensão dramática das tragédias naturais que têm assolado o planeta reflectiram-se, como era esperado, nas imagens das primeiras páginas de jornais, capas de revistas e aberturas de noticiários televisivos.

Sendo inegável que a questão da proximidade joga sempre um papel primordial no modo como as notícias são sentidas pelo público, a tragédia ocorrida na Madeira é, de modo compreensível, a que mais impacto nacional teve, apesar da dimensão dos terramotos no Haiti e no Chile.

Não minimizando o profissionalismo esperado no tratamento de imagens sobre as tragédias internacionais, a proximidade ocupa um lugar de cuidados acrescidos no que toca ao zelo. É entendimento do Conselho Deontológico que os média devem tratar as imagens das vítimas mortais das enxurradas da Madeira com zelo acrescido. E aqui, mais do que olhar pelo valor noticioso da imagem, é importante reflectir sobre a necessidade de recorrer a imagens susceptíveis de chocar a sensibilidade dos leitores para contextualizarmos os factos.

O Conselho Deontológico condena, assim, a utilização de imagens escolhidas para as capas das edições de dia 23 de Fevereiro dos diários “24 Horas” e “Jornal de Notícias”, bem como a da capa da revista “Visão” do dia 25 de Fevereiro onde é mostrada uma vítima mortal das enxurradas na Madeira. São imagens da agência France Press, nos dois primeiros casos, e da própria revista Visão, no terceiro caso, que não tiveram exemplo semelhante entre o vasto trabalho feito por outras agências e repórteres fotográficos que estiveram no local.

Numa nota na edição de 4 de Março, a “Visão” acabaria por pedir desculpa aos leitores e à família da vítima mortal exposta na capa da edição de dia 25 de Fevereiro, comprometendo-se a não voltar a usar a fotografia em questão.

Deve ser aqui recordado o ponto 7 do Código Deontológico dos jornalistas, que alerta para o facto de os profissionais terem o dever de não perturbar a dor das pessoas envolvidas nos acontecimentos, neste caso específico dos familiares e entes queridos das vítimas mortais das tragédias.

É neste sentido que vai também o ponto 4 do código de Ética da National Press Photographers Association, dos Estados Unidos, que repudia a intrusão em momentos privados, de luto, exceptuando situações em que se considere que tal deve ser mostrado ao público.

Para além do cumprimento do Código Deontológico, é o respeito pela ética profissional e a atitude ponderada perante casos extremos como o da Madeira que aqui se pede aos profissionais, na certeza que esta recomendação servirá para situações de ponderação futura.

Lisboa, 17 de Março de 2010

Conselho Deontológico do

Sindicato dos Jornalistas

Partilhe