Caricaturista preso na Birmânia

O caricaturista Chit Swe, que é igualmente vice-presidente da secção de Thanlyin da Liga Nacional para a Democracia na Birmânia, foi preso a 12 de Julho, informa a Burma Media Association (BMA).

“A última vaga de libertações de presos políticos – mais de 300 no total – não deve fazer esquecer a realidade da repressão contra os opositores. Pelo menos uma dúzia de activistas democratas foram presos nos últimos 15 dias. A detenção de Chit Swe é uma grave violação da liberdade de expressão”, afirma um comunicado conjunto da BMA e da Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O caricaturista está detido no comissariado da polícia em Thanlyin, onde permanecerá pelo menos até 25 de Julho, data em que será informado das acusações que lhe são feitas.

Com 65 anos, Chit Swe é obrigado a dormir no chão de betão da cela, não obstante sofrer de angina de peito e de bronquite aguda.

O caricaturista trabalha regularmente com dois jornais económicos de Rangoon, “Dhana Magazine” e “Myanma Dhana Magazine”, ilustrando artigos sobre os problemas sócio-económicos do país.

Partilhe