Caneta Dourada da Liberdade 2010 para Ahmad Zeid-Abadi

O jornalista iraniano Ahmad Zeid-Abadi, que foi detido após a disputada eleição presidencial no Irão, em Junho, foi galardoado com a Caneta Dourada da Liberdade 2010 pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).

Depois de ter passado os últimos nove anos a entrar e a sair da prisão em virtude da defesa de reformas políticas e de críticas ao presidente Mahmoud Ahmadinejad e ao líder religioso Ali Khamenei, em Agosto último o jornalista foi condenado a seis anos de prisão e proibido de exercer o jornalismo para sempre.

Um dos escritos de Ahmad Zeid-Abadi que mais perturbou as autoridades foi publicado após a prisão do jornalista em 2000 e descrevia as condições da prisão de Evin da seguinte forma: “O desespero que se cria na prisão é tão mau que pensamos que é o fim do mundo. Os criminosos violam os novatos. E quando somos levados para todo o lado vendados e ouvimos gritos horríveis, assustadores e somos colocados numa cela minúscula, temos a sensação de que nunca mais veremos a vida normal”.

Partilhe