Candidaturas ao III Prémio Internacional de Jornalismo Julio Anguita Parrado

Termina a 20 de Fevereiro o prazo para apresentar candidaturas ao III Prémio Internacional de Jornalismo Julio Anguita Parrado, um galardão no valor de três mil euros atribuído pelo Sindicato de Jornalistas da Andaluzia (SPA) e pela Federaçaõ de Sindicatos de Jornalistas espanhola (FeSP), com o apoio do Município e da Universidade de Córdoba.

Criado em homenagem ao jornalista espanhol falecido a 7 de Abril de 2003 durante a cobertura da Guerra do Iraque, este prémio visa distinguir jornalistas que desenvolvem trabalho em zonas de conflito bélico ou de especial violência social, privilegiando profissionais que tenham uma trajectória profissional comprometida com a defesa dos direitos humanos.

O júri deste ano integra os jornalistas Felipe Sahagún, Teresa Aranguren e José Manuel Martín Medem, especialistas em relações internacionais, bem como Ana Anguita Parrado (irmã do homenageado), Francisco Serra (decano da Faculdade de Comunicação de Sevilha) e Carmen Jiménez (professora na Universidade de Córdoba).

Atribuído desde 2007, o Prémio Julio Anguita Parrado já foi atribuído à iraquiana Eman A. Jamás, jornalista e activista pelos direitos das mulheres, e ao colombiano Eduardo Márquez González, fundador e director do Centro de Solidariedade da Federação Internacional de Jornalistas (Ceso-FIJ) e presidente da Federação Colombiana de Jornalistas.

Partilhe