Cabeça decapitada atirada para a porta de jornal no México

Um grupo de homens que viajava em carrinhas atirou, a 27 de Maio, a cabeça decapitada de uma fonte de informação para a porta das instalações do diário mexicano “Tabasco Hoy”, em Villahermosa. A administração do jornal considera que se trata de “um acto de intimidação que pretende impedir o trabalho diário de noticiar o que acontece no estado [de Tabasco] com rigor e objectividade”.

A cabeça foi identificada como pertencendo a Terencio Sastré, conselheiro municipal da localidade vizinha de El Cedro, que terá feito acusações contra um assassino contratado ligado ao grupo de narcotraficantes “Los Zetas” e cujo corpo decapitado foi encontrado dois dias antes com a mensagem: “Isto foi o que me aconteceu por fazer telefonemas anónimos para as autoridades”.

Esta é a segunda vez em poucas semanas que uma cabeça decapitada é utilizada por grupos de narcotraficantes para intimidar a imprensa, e o caso surge dois dias depois do jornal “Cambio de Sonora”, em Hermosillo, ter decidido fechar por motivos de segurança, após ameaças constantes e a explosão de duas bombas no espaço de um mês.

Partilhe