BBC encerra delegação no Uzbequistão

Intimidações constantes por parte do governo do Uzbequistão levaram o BBC World Service a encerrar a delegação em Tashkent por um período de seis meses e a retirar do país todo o seu pessoal, anunciou a emissora britânica a 26 de Outubro.

A decisão afecta os serviços da estação em uzbeque, russo, quirguiz e cazaque, e segue-se a quatro meses em que a estação e outros órgãos estrangeiros foram muito criticados pelas autoridades, na sequência da sua cobertura do massacre governamental em Andijan.

Valorizando a presença da BBC naquele país da Ásia Central desde há dez anos, o chefe do serviço regional, Behrouz Afagh, afirma que o encerramento foi decidido por “motivos de segurança”, e que só voltará a considerar a reabertura das instalações quando as autoridades uzbeques derem “garantias firmes de que o pessoal da BBC poderá continuar a trabalhar sem a interferência ou a condenação do governo”.

Recorde-se que em Junho uma correspondente da BBC, Monica Whitlock, abandonou o país na sequência de pressões do governo, sendo que outros seis trabalhadores da emissora britânica lhe seguiram o exemplo pouco depois, após terem sido ameaçados pelas autoridades.

Partilhe