Autoridades do Zimbabué desobedecem ao Supremo

A polícia do Zimbabué entrou no passado dia 18 de Setembro nas instalações do “Daily News” e impediu os jornalistas de publicarem a edição de sexta-feira. A atitude contraria uma ordem do Supremo Tribunal do país, que decretou a reabertura da publicação e a devolução do equipamento de trabalho confiscado pelas autoridades.

Jornalistas do “Daily News” disseram que, logo após terem conhecimento da ordem do Tribunal, se dirigiram à redacção para preparar a edição seguinte do jornal. Todavia, horas depois a polícia entrava nas instalações para os mandar sair.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas, a 19 de Setembro alguns profissionais foram autorizados a dirigir-se ao jornal, sob escolta, para irem buscar objectos pessoais.

O Governo do Zimbabué já fez saber, entretanto, que vai apelar da decisão do Supremo Tribunal. Por enquanto ainda não há qualquer decisão da Comissão para os Média e a Informação acerca do caso do “Daily News”, acusado pelo Estado de não ter procedido ao registo para actividade de acordo com a Lei de Imprensa.

Partilhe