Autoridades do Zimbabué continuam a intimidar jornalistas

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) condenou as medidas draconianas das autoridades do Zimbabué para atingir e intimidar jornalistas do “Daily News” e espera que a União Africana, a União Europeia e as Nações Unidas se pronunciem de forma viva contra estes ataques à liberdade de imprensa.

“O desrespeito flagrante de Mugabe pelos direitos democráticos e pela liberdade de imprensa não pode continuar sem uma resposta clara da comunidade internacional”, disse Aidan White, secretário-geral da FIJ, depois de mais uma campanha da polícia contra o jornal.

Com base numa lista alegadamente fornecida pela Media Information Comission, a 25 de Setembro a polícia chamou 35 jornalistas à esquadra de Harare e formou acusações contra onze. Em seguida, lançou uma verdadeira “caça ao homem” para encontrar jornalistas que saíram da capital do Zimbabué.

A FIJ manifesta ainda a sua firme oposição ao Access to Information and Protection of Privacy Act (AIPPA) – legislação que impõe um processo severo de licenciamento e registo para todos os jornais e jornalistas do país –, contestado pelo “Daily News” como inconstitucional. Esta atitude originou a suspensão da publicação em 12 de Setembro.

Partilhe