Autoridades do Nepal atacam liberdade de imprensa

O desrespeito das autoridades nepalesas pela liberdade de imprensa continua a fazer-se sentir, sendo os casos mais recentes a detenção prolongada e agressão a uma jornalista, o arresto de dois outros profissionais e a criação de estações radiofónicas móveis de propaganda militar no país, denunciou a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

Ao início da manhã do dia 3 de Março, Jaya Prakash Gupta, editor do “Sandhyakalin Upatyaka Daily” foi detido no escritório, presente a tribunal e condenado a dez dias de prisão na esquadra de Hanumandhoka por ter publicado uma notícia sobre uma explosão na zona onde o rei Gyanendra reside. Entretanto, a venda do jornal foi limitada pela polícia.

No dia anterior tinha sido a vez de Amar Bahadur Sunar, correspondente em Dailekh da agência noticiosa governamental RSS e do diário nacional “Rajdhani”, que esteve quatro horas detido, depois de a sua casa ter sido revistada na noite anterior pela polícia, na sequência de alegadas denúncias de colegas de profissão que apoiam o rei.

Mais grave é o caso da jornalista Bhawana Prasain, do “Majdur Aawaj”, detida a 9 de Fevereiro e agredida por agentes policiais que lhe tentaram arrancar uma confissão de pertença ao partido maoísta do Nepal.

Apesar do Supremo Tribunal ter ordenado ao governo que justificasse a detenção de Bhawana Prasain, a jornalista de 24 anos continua detida na prisão central de Katmandu.

Propaganda móvel do exército

Entretanto, o exército real nepalês está a preparar a criação de dez estações FM móveis, que ficarão isentas do pagamento de quaisquer licenças de funcionamento e de taxas alfandegárias para importação de equipamento, para difundir mensagens que “contrariem a propaganda maoísta”.

Esta utilização de frequências rádio públicas para fins de propaganda militar suscitou o protesto da FIJ, que considera que “esta exploração da rádio pelo exército e pelo governo é mais um passo numa campanha contra os média livres e independentes”, dado que as autoridades têm vindo a tentar encerrar algumas estações de rádio informativas independentes.

Partilhe